Você já parou para pensar os cuidados que você tem com a sua pele ?
A sua idade biológica (a data que você nasceu) condiz com a cronológica (aparência)?
Fases do envelhecimento:
Cada fase exige cuidados específicos para manter a qualidade da pele e combater os efeitos do envelhecimento cutâneo.
Perda de luminosidade, irregularidades de tonalidades e no elevo da pele, rugas finas e linhas de expressão.
Nessa fase a produção de colágeno, componente fundamental para a firmeza e sustentação da pele, começa a se tornar mais lenta e insuficiente. Surgem então as primeiras linhas finas e rugas de expressão. A pele perde a sua pele perde a luminosidade e começam a aparecer irregularidades no tom e no relevo da pele
Rugas profundas e inicio da perda de firmeza
Nesta fase, as fibras de preenchimento não se renovam adequadamente. O colágeno e a elastina se degradam de forma mais intensa, a pele começa a ficar flácida e as rugas tornam-se mais profundas.
Pele flácida exige muito estímulo para que o colágeno e a elastina sejam estimulados novamente e a pele tome o seu “rumo”.
Causas
Mecanismos ligados ao aparecimento desses sinais.
- Ação dos músculos: os movimentos repetitivos que são conhecidos como as expressões faciais.
Dica: fazer exercícios faciais. - Declínio hormonal: pós-menopausa com a queda do estrogênio levando a importantes alterações na fisiologia da pele, como a diminuição significativa da elasticidade e espessura da pele.
Dica: A defasagem hormonal debilita a pele em muitas vitaminas importantes (A,C ,E) é importante ter sempre um médico ou um profissional que entenda sobre pele para a sua orientação e sempre trabalhar com a prevenção e não com a causa.
- Renovação celular: vital para a saúde da pele, a renovação celular promove a substituição das células das camadas mais superficiais da pele por outras mais jovens, deixando a pele mais pele mais lisa e uniforme. Quando jovens esse ciclo de renovação ocorre constantemente, mas vai reduzindo a sua periodicidade ao longo dos anos. Com essa redução, a pele torna-se mais opaca, seu relevo fica mais irregular e as rugas e linhas de expressão ficam mais aparentes.
Dica: Fazer esfoliação uma vez por semana é uma forma de ativar a renovação celular. - Oxidação: Esse é um dos maiores vilões que dependem muito do nosso cuidado para que o estrago não tenha sucesso. São fatores como sol, o estresse e a poluição que desencadeiam a formação de radicais livres, comprometendo o DNA celular e , com isso, as células se regeneram mais lentamente . A pele envelhece mais precocemente.
- Inflamação Cutânea: fatores internos e extenso, como a radiação ultravioleta U.V.A e U.V.B, ativam na pele um processo inflamatório, imperceptível a olho nu. Como resposta a esse processo, o organismo libera substâncias denominadas mediadores inflamatórios, que provocam uma aceleração na degradação das fibras de colágeno e elastina entre outras.
Cuidados
O uso de produtos anti-idade e tratamentos sempre serão importantes aliados para reverter ou prevenir alguns dos mecanismos responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.
- Os antioxidantes
- Ativos anti-inflamatórios
- Substâncias que estimulam a produção de colágeno
- Agentes hidratantes
- Esfoliantes
O mais importante é ter a consciência que vai além da beleza e sim uma questão de bem estar e auto estima.
Aguardem orientações mais aprofundadas e espero dúvidas aqui ou por e-mail.
Com enorme carinho.
Priscilla Archanjo.
Espaço Priscilla Archanjo.
priscilla.archanjo@yahoo.com
http://www.priscillaarchanjo.com.br/